Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2v101f

Doença intestinal preocupa e Brasil cria campanha todo mês de maio 55116w

Doença intestinal preocupa e Brasil cria campanha todo mês de maio
[foto] - Prevenir doença intestinal, requer atenção permanente, de todos. Exames são fundamentais. Foto TV Brasil.

24-05-2025 12:46:23
(35 os)
 
Não espere os 180 dias previstos pela lei agora aprovada (250523) para dar atenção aos sintomas de doenças do intestino. Vá ao médico, faça exames ao perceber sangue nas fezes, cansaço anormal, lesões na região do ânus, perda de peso, diarreia continuada, febre, náuseas e vômitos, dor no abdômen. No Brasil há permanente atenção do sistema de saúde, mas a doença intestinal vai crescendo e matando. Proposta de lei já está esperando aprovação desde 2023, mas agora foi aprovada.

 


Com a Lei 15.138/25 (assinada pelo presidente Inácio Lula) está criada a Política Nacional de Assistência, Conscientização e Orientação sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais — Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Será desenvolvida de forma integrada e conjunta pela União, estados, Distrito Federal e municípios, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2023 e pelo Senado em 2025.

Na prática todos deveriam estar envolvidos na prevenção das doenças.

Em 180 dias, seão obrigatórias: 

  • realização de campanhas de divulgação sobre as doenças;
  • realização de mutirões de colonoscopias em hospitais públicos, priorizando os casos suspeitos de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa;
  • priorização para os casos suspeitos de doenças inflamatórias intestinais em exames laboratoriais e de imagem, que devem ser realizados no prazo máximo de 30 dias a contar da consulta inicial.

A norma teve origem no Projeto de Lei 5307/19, do deputado Domingos Sávio (PL-MG), que explica: "As doenças inflamatórias intestinais são doenças autoimunes, o que significa que o sistema imunológico do organismo ataca o próprio intestino, por considerá-lo estranho. As pessoas acometidas geralmente apresentam períodos de maior atividade da doença, em que os sintomas se intensificam, alternados com períodos de remissão, quando há alívio da sintomatologia." 
A lei institui ainda a campanha Maio Roxo, a ser realizada anualmente, no quinto mês de maio, durante o qual serão intensificadas as ações de esclarecimento sobre as doenças e de orientação sobre tratamento médico adequado.

 

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias
 

 1 Comentários para esta notícia 1i2s4e

  1. author

    Ótima matéria. Parabéns ao Noticiário! A prevenção sempre é o melhor caminho.


 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário 411o1q

6KqbV