Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2v101f

CNA começa levantamento da situação das estradas vicinais no Brasil 392h8


10-03-2025 11:21:49
(278 os)
 
Para mapear a condição das estradas vicinais, está começando (250310) um levantamento de informações que irão permitir um diagnóstico e estudo final para solução de problemas. Quando o trabalho estiver concluído ao início do mês de maio de 2025, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai desencadear um plano de melhoria dessas vias, resolvendo situações que agravam o escoamento da produção agropecuária.

 


Quem está fazendo esse levantamento é o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial  da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (ESALQ-Log). De posse dos dados começa imediatamente a preparação das ações para atacar as dificuldades mais urgentes, sobrfetudso em período de chuvas, sobre atoleiros.

As equipes responsáveis vão identificar as principais prioridades de melhorias nos locais e levantar custos para mitigar os problemas que impactam o escoamento de produtos agropecuários.

Além de avaliar a situação das estradas, as equipes se reunirão com produtores rurais, transportadores dos diferentes municípios e representantes de órgãos municipais de infraestrutura.

Durante as visitas, serão coletados dados como gargalos de infraestrutura (ondulações, atoleiros, erosões); intervenções de melhorias (manutenção, revestimento, construção de ponte); e estimativa da quilometragem de estrada vicinal em estado crítico/com necessidade de melhoria, entre outras informações.

Situção real das estradas

Para a assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes, as visitas são fundamentais para mapear a real condição das estradas vicinais, que representam o primeiro elo da logística do agro com o mercado consumidor de produtos com campo.

"O Brasil é um País de dimensões continentais, onde quase toda a produção agropecuária depende do transporte rodoviário para se conectar aos grandes corredores logísticos. A precariedade dessas vias impacta diretamente a produtividade e eleva custos. Com esse estudo, poderemos identificar gargalos, propor soluções e direcionar investimentos para melhorar a competitividade do setor."

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP), as estradas vicinais são "estradas municipais, não pavimentadas, de uma só pista, locais, e de padrão técnico modesto compatível com o tráfego que as utiliza."

 

 

Fonte: CNA, Assessoria de Imprensa
 

 Não há Comentários para esta notícia 661tt

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário 411o1q

UsgNd