Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2v101f

Trabalhador doméstico tem lei de proteção contra abusos 1k126q


27-12-2024 09:30:50
(263 os)
 
Tratamento humano e legal, com punição aos infratores que não cumprem remuneração e bons tratos, são algumas medidas em favor dos trabalhadores domésticos aprovadas nas últimas horas do ano de 2024, pela Câmara Federal. Criou meio para o exercício da fiscalização, a ser exercido pelo Ministério Público do Trabalho. Na descoberta de infrações por exemplo, como o exercício de funções que submetam a pessoa à condição semelhante ao de escravo, o empregador pode ser condenado à reclusão de 5 anos.

 


Interesse do legislador é dar apoio e proteção para o trabalhador ou trabalhadora doméstica resgatado de condição análoga à de escravo. As empregadas domésticas resgatadas dessa condição, terão direito a medidas protetivas se determinadas pelo juiz e deverão ser inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e em cadastros de programas sociais estaduais e municipais.

Quando a vítima também tenha sofrido lesão corporal praticada por agente que tenha se valido das relações domésticas, o acusado estará sujeito à pena qualificada de reclusão de 2 a 5 anos, enquanto a pena padrão é de detenção de 3 meses a 1 ano.

O Projeto de Lei 5760/23, do deputado Reimont (PT-RJ), foi enviado ao Senado na forma de um substitutivo da deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

 

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias
 

 Não há Comentários para esta notícia 661tt

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário 411o1q

xXzZ7