Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2v101f
istrado pela concessionária do Porto de Santos, a APS, a Licença de Itajaí é válida por 48 meses. Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS) considera "um marco" no complexo catarinense.
A licença substitui a permissão anterior, que vence neste mês. Mas, como explica Sidnei Aranha, superintendente de Meio Ambiente da APS, trata-se de uma licença inteiramente nova, e não de uma simples renovação. "A nova licença alinha-se às projeções de expansão da APS, que assumiu o porto em janeiro de 2025, e combina eficiência logística com rigor ambiental. As autoridades de Santa Catarina reconheceram o trabalho sério realizado pela APS e abraçaram nossos programas ambientais, com destaque para a parceria com a Univali," avalia o Superintendente.
Pomini, saudou o trabalho coletivo das equipes de Santos e Itajaí, bem como a atenção do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina. "Em apenas 4 meses, conseguimos realizar todo o processo necessário para conquistar a licença, já em uma perspectiva de crescimento e de quebra de recorde de movimentação de cargas, marca registrada da Companhia."
Compromisso com a sustentabilidade
A licença incorpora 16 programas ambientais detalhados, incluindo o monitoramento contínuo da qualidade das águas do Rio Itajaí-Açu, com 288 amostras anuais, e análises trimestrais de sedimentos para metais como chumbo e mercúrio.
A dragagem de manutenção, essencial para a navegabilidade, utilizará Polígonos de Disposição Oceânica (PDOs) com capacidade para 31,4 milhões de m³ de sedimentos, suficientes para uma década de operação.
Medidas como barreiras de contenção para granéis líquidos, controle de poeira durante o transporte de cargas sólidas e o uso de drones para monitorar a dispersão de sedimentos destacam o caráter inovador do plano.
O Porto também ampliou seu Plano de Emergência Individual (PEI), garantindo resposta imediata a incidentes ambientais. Além disso, programas de educação ambiental mensais visam engajar comunidades locais, pescadores e colaboradores em práticas sustentáveis.
Itajai tem expansão
Desde a chegada da APS, o Porto de Itajaí registrou um salto de 125% no faturamento nos 100 primeiros dias, alcançando R$ 50 milhões no período. João Paulo Tavares Neto, superintendente do Porto, reforça também o impacto direto na arrecadação do ISS para o município, que totalizou R$ 900 mil no primeiro trimestre.
"Hoje o Porto de Itajaí está forte e 'bombando' com navios de carga chegando a todo momento. Além disso, tivemos a melhor temporada de cruzeiros da história. Isso significa melhora na economia da cidade."
Fonte: Porto de Itajaí - APS, Assessoria de Comunicação
Não há Comentários para esta notícia 661tt
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.