Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2v101f

Turístico, o Parque de Aparados da Serra terá área reduzida 2y1a6r

Turístico, o Parque de Aparados da Serra terá área reduzida
[foto] - Área de atrativos de turismo, Aparados da Serra tem atenção das autoridades. Foto TV Brasil-Agência Brasil

11-05-2023 20:22:04
(293 os)
 
Mata Atlântica e florestas de araucárias, além de campos e penhascos. São características principais do Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, que poderá ter área reduzida em 1.300 hectares, de um total de 10.200. Esse é um ambiente habitado por diversas espécies da fauna brasileira, como papagaio-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio. Para o turismo, o maior atrativo da Unidade de Conservação é o cânion Itaimbezinho, com profundidade de até 700 metros.

 


Projeto de Lei 698/2023 propõe a redução de 13% da área do Parque Nacional dos Aparados da Serra, localizado no Rio Grande do Sul e foi apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Redução tem apoio em nota técnica emitida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em agosto de 2022. “A proposta em questão tem como objetivo excluir a região do Morro do Agudo da gestão do Parque e definir de forma clara os limites por meio de projeto de lei, pois essa área não seria de interesse ambiental para a unidade de conservação.” É o diz o autor no texto.

A nota técnica emitida em agosto de 2022 foi solicitada pelo senador Heinze, pela prefeitura de Cambará do Sul (RS) e por associações de moradores e produtores rurais. O documento conclui que houve uma incorreção quanto à localização do Parque e sugere a redução por meio de um projeto de lei, o qual foi apresentado pelo próprio Heinze em fevereiro de 2023. Segundo o texto do PL, a região do Morro do Agudo é constituída “em sua maior parte, de campos e fazendas com benfeitorias de alto custo”. 

Falta discussão 2q4k33

Para o ICMBio, órgão responsável pelas reservas ecológicas federais, a nota técnica formalizada pela gestão anterior, que deu sustentação ao projeto de lei, não foi completamente discutida por todos os interessados do Instituto.  

“Dessa forma, o ICMBio entende que é necessário reavaliar as questões apresentadas, a fim de propor novas diretrizes alinhadas à atual gestão. No que tange à consolidação territorial, os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral são prioridades da gestão e estão em estágio avançado de regularização, sendo que a maior parte dos imóveis já se encontra desapropriada ou em avançada etapa de análise processual.”

 

 

 

Fonte: Agência Senado e Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia 661tt

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário 411o1q

ADzw7