Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2v101f

BR-376, revitalização até 2003 pela segurança e economia 5j3to

BR-376, revitalização até 2003 pela segurança e economia

07-12-2022 20:09:34
(437 os)
 
Rodovia BR-376 que faz a ligação do Paraná com a BR-101, a partir de Garuva em Santa Catarina, foi revitalizada em nome do projeto da "Rodovia do Mercosul" concluída em 2003. São 84 quilômetros (km) que mostram as belezas naturais da Serra do Mar, realçadas pela plástica da pista dupla na qual escoa a economia de toda a região Sul, a mais expressiva do Brasil. Na "ampliação da capacidade" essa via custou parte de US$ 1,280 bilhão que teve injeção até do Banco do Japão.

 


Está na Serra do Mar o principal desafio vencido pela engenharia rodoviária para superar ambiente geológico aparentemente intransponível. A despeito da segurança com aparelhamentos como as defensas New Jersey, viadutos e pontes, permanece insuperável a força da natureza. Na parte mais íngreme é que está o perigo; exatamente onde se torna realidade com deslizamentos como o ocorrido em 28 de novembro de 2022.

É uma repetição de tragédias, que se realizam graças à falta de educação de motoristas que exageram na velocidade; a falta de planejamento na hora de executar uma viagem e a existência do acaso, como as intensas chuvas que aram do limite e o consequente desprendimento de rochas na encosta, por vezes superiores a 45 graus de declividade. Contribui muito o desenvolvimento econômico que faz exceder o limite de circulação veicular, sugerindo desde já que é preciso encontrar outras vias de escoamento. 

Mas a BR-376 não é só potencial tragédia. Se o usuário se programar e dedicar-se à contemplação, vai encontrar pontos interessantes de turismo. Há arquitetura da Ponte do Voçoroca, os rios e lagos, a Mata Atlântica abundante da Serra do Mar. São fartos os bosques naturais e pontos para o lazer.

Enquanto não se humaniza a circulação nessa via que é perigosa, nas atuais condições, veja as coisas boas que oferece, inclusive restaurantes e lanchonetes, lojas de artigos feitos à mão e cerâmicas. Logo no início tem até fazendas de turismo.

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia 661tt

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário 411o1q

k7QtZ