Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2v101f

Caixa Econômica financia plantio de 600 mil árvores em nascentes 664b6d


18-10-2021 21:27:55
(836 os)
 
Minas Gerais e Tocantins são os dois primeiros estados a integrados no projeto Caixa Florestas, que está plantando 600 mil árvores com prioridade para nascentes e margens de rios. A primeira ação que terá apoio financeiro do Banco estatal é o projeto Nascentes Vivas que vai recuperar 1.500 vertentes na bacia do Rio Verde Grande que abrange 27 municípios da região de Montes Claros. Ali serão plantadas 450 mil mudas num trabalho que vgai beneficiar 741 mil pessoas com geração de renda e comércio.

 


Há uma semana o Gover5no Federal já tinha anunciado um programa de estímulo areflorestamento das margens ribeirinhas e especialmente As nascenetes, como meio de sustentar no futuro o abastecimento de água nos reservatórios do País. 

Pedro Guimarães, presidente da Caixa e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, acompanharam o presidente da República, Jair Bolsonaro para um ato especial na localidade de São Roque de Minas (MG).

Outgro projeto, o Sabará–Caeté, também em Minas Gerais, prevê a recomposição de 120 hectares de áreas degradadas da sub-bacia do Ribeirão Sabará–Caeté. Nesse projeto, o Banco dará recursos para elevar a produção de sementes de um viveiro local, de 300 quilos para duas toneladas por ano. Esta medida vai aumentar em seis vezes o plantio na região; que saltará de 10 mil para 60 mil mudas anuais. A ação beneficiará até 150 mil pessoas.

Desenvolvida na região de Dianópolis (TO), a terceira ação ambiental a receber apoio da Caixa será o projeto Rio Manuel Alves da Natividade, que prevê a elaboração de diretrizes para a recuperação integral da bacia hidrográfica do mesmo rio, no sudeste do estado. O projeto prevê ações de educação ambiental, a qualificação de professores, o plantio de 102 mil árvores e a construção de um sistema de tratamento de efluentes, beneficiando 63 mil pessoas.

O Caixa Florestas prevê o plantio de 10 milhões de árvores nos próximos 5 anos, até 2026.

Os três projetos fazem parte do Programa Águas Brasileiras, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que pretende ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para o consumo e para a produção. O programa também pretende fomentar o desenvolvimento regional, por meio de novas fontes de renda para a população.

Empresas parceiras, como a Caixa, recebem o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras.

O anúncio dos projetos compõe a Jornada das Águas, que começou na segunda-feira (211018) e divulgará um roteiro de ações que começam no Rio São Francisco, no Norte de Minas Gerais e percorrerão os nove estados do Nordeste.

As iniciativas são divididas em quatro eixos:

  1. infraestrutura,
  2. sustentabilidade,
  3. desenvolvimento econômico e social
  4. melhoria da governança.

 

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia 661tt

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário 411o1q

BDVyA